10 bares para beber Cachaça em São Paulo

10 bares para beber Cachaça em São Paulo

Tempo de leitura: 8 minutos

Quais são os melhores bares para beber uma boa Cachaça em São Paulo? É claro que se você procurar bem, vai achar uma boa prateleira de Cachaça aqui e acolá.

O grande problema tem sido encontrar quem entenda de Cachaça e saiba realmente vender o destilado, tratando bem a Cachaça e o amante da branquinha ou amarelinha nacional.

Nós do Brasil no Copo fizemos uma peregrinação por alguns bares, em alguns deles, conversamos com seus donos, em outros, simplesmente bebemos, pagamos e fomos embora.

Houve casos em que encontramos Cachaças com tampa de lata aberta e ainda com a tampa de lata, ou seja, Cachaça evaporando.

Para chegarmos à lista dos 10 bares adotamos alguns critérios:

#O dono entende de Cachaça
#Tem bom estoque de Cachaça
#Tem boa variedade de rótulos
#Sabe conservar a Cachaça depois de aberta
#Os garçons conhecem, sabem servir e sabem oferecer uma boa Cachaça

Então vamos à lista, pois temos certeza que ao final você terá o seu ponto de partida para saber onde tomar sua melhor Cachaça.

E como você vai precisar de um pouco mais de ajuda, que tal saber antes quais são as 100 melhores Cachaças do Brasil? O Livro Os Segredos da Cachaça traz esta lista. Adquira o seu, veja e divirta-se!

# 1 – Mandacaru Cachaçaria

Bares Mandacaru Cachaça

O Mandacaru Restaurante e Cachaçaria, recém-inaugurado já nasceu com DNA de Cachaça. A carta com 48 das melhores Cachaças do país, foi cuidadosamente elaborada pelo Projeto Escola da Cachaça, criador do primeiro curso totalmente online sobre Cachaça do mundo

A Carta privilegia Cachaças produzidas em praticamente todas as regiões do País. Também possui bebidas envelhecidas nas principais madeiras utilizadas para maturar a Cachaça.

E para completar, o Mandacaru adotou a prática de sugerir harmonização das Cachaças da Carta com os pratos nordestinos da Cozinha da casa.

Fazer a experiência de combinar iguarias como o dadinho de tapioca com geleia de pimenta, com uma boa Cachaça envelhecida em tonéis da madeira bálsamo é, no mínimo carimbar um passaporte para retornar ao local…E provar novas experiências!

Endereço:
Avenida Salgado Filho, 1798 – Guarulhos -SP
Fone: (11) 2806-9282

#2 Bar Valadares

Bares Valadares Cachaça

Mauricio Valadares é sommelier de Cachaça, possui formação em produção de Cachaça e co-fundador da Confraria Paulista da Cachaça.

Maurício é gerente do bar, que já tem mais de 50 anos instalado no mesmo endereço. No boêmio bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

E se a pedida for por uma boa Cachaça, sem problemas. O próprio gerente vai te dizer o que beber e para melhorar, oferecer iguarias como uma boa porção de rã ou uma porção especial de testículo de boi.

Endereço:
Rua Faustolo, 463 – Lapa
Fone (11) 3862-6167

#3 – Sagarana

Bares Sagarana Cachaça

Você já tomou uma boa Cachaça Gelada? Se não tomou ainda, precisa ver o que dissemos nesta matéria, onde falamos sobre as maneiras de tomar sua Cachaça Gelada.

E agora que você já sabe tudo sobre Cachaça Gelada, sugiro uma “olhadela” no post do meu grande amigo Dirley Fernandes e seu Devotos da Cachaça.

Dirley contou tudo que sabe sobre o Empório Sagarana, que resolveu disponibilizar a Cachaça a 14 graus centígrados para seu cliente, proporcionando uma experiência que vale o retorno.

Além disso, o bar tem uma bela coleção de rótulos de cerveja, então não saia de lá sem pedir uma bos sugestão de harmonização.

Endereço:
Rua Aspicuelta, 271 (esq. Rua Girassol) – Vila Madalena
Fone: (11) 3539-6560

# 4 – Rota do Acarajé

Bares Rota do Acarajé Cachaça

Imagine um bar onde você vai poder encontrar mais de 1.000 rótulos de Cachaça? Sim! este bar existe e fica bem na região central de São Paulo.

Estamos falando do bar Rota do Acarajé, de comidas e especiarias nordestinas, com o acarajé de carro-chefe e de prateleiras repletas de Cachaça.

A carta do bar, tem rótulos cuidadosamente escolhidos e a quantidade torna impossível você sair do lugar sem viajar para um pedacinho do Brasil em um gole de Cachaça, assim é o Rota do Acarajé.

Gil e Luiza, os donos do Rota, são realmente entendedores do assunto. Além de estudarem muito sobre Cachaça, ainda abrem a casa para as reuniões da Confraria Paulista da Cachaça e para lançamentos de novos rótulos ou eventos sobre Cachaça.

Endereço:
Rua Martin Francisco, 529/533
Fone: (11) 3668-6222 / (11) 3825-3984 / (11) 2528-7304

#5 – Armazém Álvares Tibiriçá

Bares Armazém Álvares Tibiriçá cachaça

Você quer um ambiente aconchegante, com um bom cardápio de petiscos, mas não pode faltar a Cachaça e não falta mesmo, aliás, o especialista Milton Lima, saiu de Analândia, no interior de São Paulo, onde se especializou em escrever Cartas de Cachaça e desembarcou no boteco.

Com isso os frequentadores do Armazém Álvares Tibiriçá, tradicional bar de São Paulo, localizado no bairro de Higienópolis, ganharam um upgrade no hábito de consumir Cachaça no local.

Para sorte dos apreciadores, Milton fez a carta destacando rótulos que privilegiam paladares mais exigentes. Como a tradicional Claudionor, com seus potentes 48% de volume alcoólico, mas também tem cachaças de corpo mais suave, é só dar uma rápida olhada na carta e escolher sua harmonização.

Endereço:
Rua Marquês de Itu, 847 – Higienópolis
Fone: (11) 2365-1671

#6 – Point dos Caldos

Bares Point dos Caldos Cachaça

Quando pensamos nos critérios adotados para definir os bares, seria a maior de todas as injustiças deixar de Fora o Bar Point dos Caldos, na Vila Dalva, zona Oeste de São Paulo.

Thiago, gerente do local é um dos alunos do Curso Escola da Cachaça, único curso sobre Cachaça de todo planeta, totalmente online.

Com o conhecimento adquirido sobre Cachaça, o proprietário aumentou o conhecimento e o ciclo de relacionamento. O resultado: ampliação imediata dos rótulos de Cachaça a disposição da clientela.

Se você gosta de iguarias como uma boa buchada de cabrito ou um caldinho bem temperado, acompanhado de uma boa Cachaça de alambique, está no lugar certo.

O atendimento dá o toque especial. Thiago faz questão de fotografar todos os seus clientes e fazer das fotos um painel que decora as paredes do lugar. Vale muito a visita!

Endereço:
Rua Padre Paulo Canelles, 214
Fone (11) 2849-6791

#7 Bar Birô

O Bar Birô Cachaça Bares

Inspirado na cidade mineira de Cristina, o Bar Birô é um destes lugares que você quer estar em qualquer dia da semana. A cerveja gelada vai bem, mas experimente pedir aos garçons uma boa Cachaça da Prateleira.

Será difícil escolher entre as centenas de rótulos cuidadosamente expostas ao cliente nas prateleiras. Mas em vez de começar pelas Cachaças, vá primeiro no cardápio de petiscos.

É exatamente nele que você vai encontrar o pastel de feijoada, um dos melhores da cidade. Nossa sugestão é uma boa Cachaça envelhecida em Freijó, Jequitibá ou outra envelhecida em madeira neutra para acompanhar.

Entre todos os bares, esse é o ideal para você visitar no sábado, (horário de almoço) que ainda dá pra escutar música ao vivo no local.

Endereço:
Rua Vergueiro, 2040
Fone: (11) 5081-4040

#8 Anexo São Bento

Bares Anexo São Bento Cachaça
Foto: Dringue.com

Com a assessoria técnica do bartender Laércio Zulu, o Anexo São Bento oferece ao seu cliente a experiência de provar drinques com Cachaça valorizando ingredientes e especiarias nacionais.

Zulu é apaixonado e profundo conhecedor de Cachaça e sentar-se com ele, sem pedir uma porção de “almofadinha de linguiça” e uma boa Cachaça branca para acompanhar!

Endereço:
Rua Leopoldo Couto Magalhães Junior, 474
Fone (11) 3074-4389

#9 Mocotó

Bares Mocotó Cachaça
Foto: guiadasemana.com.br

Um dos bares onde você deve passar pelo menos uma vez na vida para tomar uma boa Cachaça se chama Mocotó, inaugurado em 1973 na Vila Medeiros, zona Norte de São Paulo.

Os pratos cuidadosamente preparados pelo Chef Rodrigo Oliveira são uma atração à parte. Mas quando se juntam com a Cachaça, resultam nas filas de espera que se observam permanentemente nas calçadas do lugar.

Endereço:
AV. Nossa Senhora do Loretto, 1100 – Vila Medeiros
Fone: (11) 2951-3056

#10 Seo Bastião

Bares - Seo Bastião Cachaça

A mais badalada rua da cidade de Amparo, no interior de São Paulo abriga alguns bares. Mas em nenhum deles será possível encontrar tantos rótulos de Cachaça como no Seo Bastião.

Paulo Godoy, responsável pelo bar, é especialista em Cachaça e vive de olho nas tendências. O bar conta com as Cachaças da Fazenda Benedetti, como a Flor da Montanha e a Gran Nonno.

Mas também tem coisas novas, como a Yapira e a Miss White. Esta última uma branca envasada em uma garrafa premiada em festivais de design.

Endereço:
Rua 15 de Novembro,75 – Amparo/SP
Fone: (19) 3808-2578

E você recomenda algum outro bar que não colocamos aqui? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo.

Quer saber muito mais como identificar uma boa Cachaça? Adquira agora o Livro Os Segredos da Cachaça!