10 dicas de ouro para você apreciar melhor sua cachaça (Garantido!)

Tempo de leitura: 7 minutos

Qual é a melhor cachaça do Brasil? Cachaça de alambique? Como comprar Cachaça? Onde achar as melhores dicas sobre o assunto? Em nossas redes sociais, constantemente recebemos perguntas sobre Cachaça.

Os temas são os mais diversos possíveis e isso é bom, demonstra que a cada dia que passa, mais e mais pessoas se interessam pela bebida que é de nossa identidade.

Produzimos Cachaça no Brasil há 500 anos, mas nos dias atuais verificamos o crescimento do gosto do brasileiro pela nossa branquinha ou amarelinha.

Mas somente conhecer a história não basta, é preciso saber apreciar porque é exatamente isso que vai te deixar ainda mais apaixonado pela aguardente nacional.

Até o final deste post, com as dicas que separamos, você já estará a vontade para degustar uma boa Cachaça como se fosse um sommelier.

Mas para ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência, que tal antes de começar esta aventura, baixar agora mesmo e totalmente GRÁTIS o Guia da Cachaça? Com ele você vai se tornar um craque da garrafa e do copo!

Pronto, agora que você tem o e-book, aperte o cinto, porque a viagem será prazerosa, mas cheia de emoção. Veja agora 10 coisas que você deveria saber para apreciar melhor nossa branquinha, ou amarelinha! Veja:

#1 Cachaça tem prazo de validade?

Esta é uma das perguntas que mais chegam e a curiosidade aqui acontece, geralmente, quando alguém se depara com uma relíquia.

Cachaça não tem prazo de validade, mas uma vez engarrafada é preciso tomar uma série, como mostramos neste vídeo que fizemos especialmente para este assunto

 A prática de tampar garrafas com rolhas sintéticas é relativamente nova, portanto, é preciso ter informações sobre a forma como a garrafa foi acondicionada desde seu envaze até os dias atuais.

Importante: Se  você tem uma relíquia em mãos, mas não sabe de que forma ela foi cuidada, recomendamos que abra e prove. Após isso, vede bem e siga as recomendações vistas no vídeo, para mantê-la com personalidade por um longo período.

#2 Cachaça da dor de cabeça?

 

Para este tópico temos uma notícia boa, outra ruim. A ruim, é que qualquer destilado quando consumido em excesso dá dor de cabeça

Mas a forma como você consome a Cachaça pode se associar também a outros males, como enjoo por exemplo. Para evitar qualquer tipo de ressaca, beba água durante a degustação.

#Dica: um shot de Cachaça deve ser tomado em 30 minutos, sempre alternando com água. Isso vai diminuir o volume alcoólico e ao mesmo tempo ajudar a metabolizar a bebida no organismo, de forma que não haja excesso de trabalho para órgãos como o rim e o fígado.

E como notícia boa, destacamos aqui os benefícios que a Cachaça, apreciada sempre com moderação, pode trazer para o coração. Ou seja, bem apreciada você pode evitar a dor de

#3 Existe Cachaça de banana, morango, gengibre ou de outras frutas?

Não! Existe aguardente feita de outras frutas e até mesmo com a cana-de-açúcar, já Cachaça é uma denominação exclusivamente brasileira, uma conquista nacional que começou no Governo Fernando Henrique Cardoso.

Bebidas como a mostrada na foto abaixo não podem ser chamadas de Cachaça, de acordo com a legislação.

O então presidente deu o ponta-pé inicial para que nossa Cachaça fosse reconhecida como produto genuinamente nacional.

Para ser Cachaça, o destilado tem que ser originado da Cana-de-açúcar e deve ter graduação alcoólica entre 38% e 48%. Se passar disto é aguardente, que também pela legislação brasileira, não pode ultrapassar 54%.

#4 Envelhecer Cachaça em casa! Fica bom?

Sim, fica. Mas não é possível envelhecer Cachaça em casa em escala comercial. Para isso é preciso ser profissional do ramo e seguir todas as normas de produção de Cachaça previstas em lei. Mas nada impede de você ter as suas próprias experiências.

Recentemente fizemos um vídeo, onde damos as principais dicas para você envelhecer a sua própria Cachaça. Veja:

#5 Caipirinha com Cachaça envelhecida, pode?

A Caipirinha é um drink protegido pela Lei 8.918 de julho de 1994. O terceiro maior drink mais consumido no planeta deve ser feito com gelo, limão, açúcar e Cachaça. Qualquer outro drink feito com sem o limão deve receber o nome de coquetel de frutas, ou algum mais criativo.

Sobre a Cachaça, algumas madeiras liberam o tanino na bebida, o que misturado com os ácidos do limão quase nunca terminam em em bom drink.

Por outro lado, madeiras neutras como Amendoim do Campo, Jequitibá branco ou Freijó, podem melhorar ainda mais o sensorial de sua bebida. Recentemente fizemos um post. Veja aqui como fazer sua caipirinha perfeita.

#6 Posso tomar minha Cachaça gelada?

 

Pode e deve! A Cachaça, por sua grande quantidade de madeiras oferece uma infinidade de possibilidades sensoriais.

E estas possibilidades sempre podem ser melhoradas ainda mais, principalmente em localidades onde o clima é mais quente, duas ou três pedrinhas de gelo em sua Cachaça vão bem, obrigado.

Veja as dicas que preparamos sobre como tomar Cachaça gelada e melhore ainda mais sua experiência com a nossa branquinha, ou amarelinha.

#7 Qual a diferença entre Rum e Cachaça?

A Cachaça é o primeiro destilado da América. Nasceu em algum ponto da Costa brasileira pela destilação do mosto fermentado (garapa) da cana-de-açúcar.

Quando os holandeses foram expulsos de Pernambuco desembarcaram na América Central e passaram a produzir o Rum no Caribe.

A diferença está no processo de produção. Enquanto o Cachaça é feita com a garapa crua, a bebida caribenha é feita com o melaço (caldo cozido).

A outra diferença é que temos mais de 30 madeiras para envelhecer Cachaça e por tradição, produtores de Rum utilizam apenas o Carvalho!

Conheça um pouco mais sobre as madeiras para envelhecer Cachaça e veja porque o nosso destilado é sempre a melhor escolha.

#8 Qual a diferença entre Cachaça branca, prata e tradicional?

Muitas perguntas chegam em nossos canais de comunicação sobre isso. A nominação Branca é utilizada quando o produtor se refere à Cachaça que não passa por nenhuma madeira, apenas descansa em dornas de inox.

Quando a bebida é armazenada em madeiras neutras, como o Freijó, Amendoim do Campo, Jequitibá, Peroba do Campo e outras que não impõem cor ao destilado nacional, pode-se utilizar as nomenclaturas: prata, tradicional ou clássica!

#9 Qual a diferença entre Cachaça envelhecida x armazenada?

Esta é outra pergunta recorrente em nossas redes e também em nossas conversas de bar com os amigos! Basta ler o rótulo para se começar uma polêmica. Então, é armazenada ou envelhecida?

Se a Cachaça for maturada em barris com até 700 litros de capacidade por um período não inferior a um ano, ela pode ser considerada envelhecida.

Neste caso a legislação permite que a bebida seja misturada na proporção meio a meio com outra Cachaça armazenada em tonéis maiores, que ainda assim será considerada envelhecida.Já as armazenadas apenas descansam em recipientes de madeira de grandes volumes.

#10 Qual a melhor Cachaça?

Esta é a grande campeã das perguntas que recebemos, tanto de iniciantes quanto de iniciados e isto é muito relativo.

São mais de 4.500 marcas de Cachaça homologadas pelo Ministério da Agricultura e encontrar aquela que será definitivamente a “melhor de todas as Cachaças” será uma árdua (porém prazerosa) tarefa.

O melhor mesmo é testar e testar e neste caso, respondemos sempre: a melhor Cachaça é a próxima! Um brinde!!!

Quer saber muito mais sobre Cachaça? Baixe agora mesmo TOTALMENTE GRÁTIS o nosso Guia e divirta-se

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *