Churrasco com cachaça: 5 passos para uma harmonização perfeita

Tempo de leitura: 3 minutos

harmonização
Foto: esquentacidade.com

Não. Definitivamente não é só de caipirinha que vive um bom churrasco. Muita gente me pergunta diariamente que tipo de Cachaça combina com aquele churrasco do final de semana. Então resolvi fazer este post para contar nossas experiências. Sempre que vai rolar um churrasco na turma, eu já sou escalado para fazer a “carta de Cachaça’. Bom, de tanto fazer, acabei separando uma sugestões e quero compartilhar aqui. Ah sim, além das Cachaças, separei também cindo sugestões de harmonização. Então, da próxima vez que você for a um churrasco, prepare-se para bombar!

1 – VAI SAIR UMA PICANHA – Clássico. Qual o churrasco que não tem aquela hora em que se pede uma picanha? Eu prefiro a minha mal passada. Mas tem gente que prefere ao ponto. Para os dois casos, sugiro uma Cachaça extra-premium em carvalho. Pode ir desde a boa e velha Vale Verde até mesmo uma Porto Morretes. As duas são facilmente encontradas nas boas lojas do ramo ou nos sites especializados.

2 – MAS ANTES O FRANGO… – Sim. Ele assa mais rápido e pode ser uma belíssima pedida para a entrada para o churrasco. Sabe aquela porção de tira-gosto só pra dar aquela enganada? Ok, mas vamos leva-la a sério também na questão da harmonização. Se o frango estiver com um tempero simples, minha sugestão é uma Cachaça branca, de madeira neutra, como Jequitibá ou amendoim do campo. Uma boa cachaça de corpo leve (entre 38% e 42%). Mas se o frango estiver temperado, uma cachaça em bálsamo (tipo a Boazinha) resolve. Se for usar tempero muito diferente, comente aqui no blog que eu sugiro a cachaça.

3 – LINGUIÇA – A linguiça mais popular para o churrasco é a calabresa fresca. Feita, geralmente com pernil (deveria pelo menos), traz, na maioria das vezes, um leve apimentado em seu tempero. Para ela, uma Cachaça em bálsamo, de corpo médio (42% a 44%). Eu prefiro as de Salinas, onde as Cachaças em bálsamo são mais encorpadas.

4 – QUEIJO ASSADO – Em muitos lugares pelo país, já é tradição aquele espeto de queijo coalho assado para variar entre um naco e outro daquela picanha suculenta. Só de lembrar daquele queijinho derretendo, já penso logo numa cachaça branca, mas de sabor bem intenso. Pra ele, vou de Freijó. Madeira comum no nordeste e que matura a maioria das Cachaças da Paraíba, por exemplo. E por falar em Paraíba, pra essa companhia eu até sugiro a aguardente Rainha Paraibana. (sim, tem 50%, portanto mais que os 48% permitidos da legislação para ser Cachaça)

5 – UMA DICA PRÁTICA – Para mostrar como se pode fazer uma boa harmonização, me sentei numa mesa com meu parceiro de trabalho Leandro Dias, dono da Cachaça Middas e da conversa com Churrasco e Cachaça, saiu este vídeo. Veja se te ajuda…

Se estas dicas foram úteis pra você, comente aqui e compartilhe com seus amigos!!! E até o próximo encontro. Um brinde!!!

QUER APRENDER TUDO SOBRE CACHAÇA???
 
BAIXE AGORA O GUIA DO FANTÁSTICO UNIVERSO DA CACHAÇA ((É GRÁTIS))
 13ae415d3fda123c13caa4af55526c4b