6 CACHAÇAS PARA RECEBER AMIGOS ((E UMA TRANSFORMAÇÃO PARA SEMPRE))

Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Cachaça O Andante

Já vai longe o tempo em que a Cachaça era bebida relegada aos maus momentos da vida. Hoje ela está cada vez mais cercada de diferenciais que estão juntando pessoas de diversas tribos. Sabe aquela coisa de receber amigos com um bom e velho uísque 8 anos? Então, o mundo da Cachaça te oferece uma gama muito, mas muito maior de possibilidades. Veja:

1) DUAS BARRICAS – Sabe aquele seu amigo que jura que gosta de uísque e jura que não abre mão por nada? Para ele, o alambique Santa Rufina acaba de lançar a DUAS BARRICAS, uma Cachaça que envelheceu por 18 meses em barris de castanheira e mais 18 meses em tonéis de Carvalho americano. As notas de coco queimado que dão aquele toque especial às cachaças envelhecidas nesta madeira estão lá, em perfeita harmonia com o leve adocicado da castanheira. Eu provei muito uísque bom por aí…Mas essa vai botar um monte deles no bolso!!!

2 QUEIJO E CACHAÇA – Mistura infalível. Não sou profundo conhecedor de queijo, mas como conheço muitos rótulos de Cachaça, certa vez propus a harmonização da Cachaça Santo Mário em Amendoim com o queijo tipo Gouda. Só de escrever isso já veio uma porção generosa de água na boca. Não é tarefa das mais simples harmonizar queijo e Cachaça. Mas a Santo Mário (amendoim bem leve e até suavemente adocicada) casou perfeitamente com com a notas igualmente adocicadas do gouda. Prometo testar outras combinações e contar aqui, mas enquanto isso, receba seus amigos com esta dupla e seja feliz!!!

Foto: obagastronomia

3 CALABRESA FLAMBADA – fácil de fazer e extremamente sedutora. Pegue uma boa calabresa (não, não pode ser qualquer uma), corte em rodelas, bote para fritar. Quando estiver bem dourada, despeje a Cachaça e ateio o fogo. Dica: quando o fogo apagar, você perceberá que o álcool terá ido embora. Prefira então uma cachaça amadeirada (carvalho, por exemplo)Dica: Engenho São Luiz no Carvalho. O adocicado leve da madeira vai fazer uma festa no paladar dos seus amigos!!!

4 CHOCOLATE COM AMBURANA…HUMMMMMM – Seguinte, não tem segredo. Já provei várias sobremesas com Cachaça. Mas para quem está dando os primeiros passos, vamos no simples! Um bom pavê com chocolate meio amargo, ou até um petit gateau e cachaça em amburana. Se for a Claudionor, tanto melhor. Mas não exagere, porque ela é forte e você não vai querer amigos falando enrolado. Lembre-se: não há harmonização mais perfeita do que Cachaça e moderação!

5 UMA CACHAÇA EM CADA MADEIRA – Se você já for um anfitrião iniciado, tenha uma cachaça em cada madeira. Você vai conseguir mostrar para aquele seu amigo que só “gostava” de uísque o que ele estava perdendo até aqui. Dica: quando for comprar a de Freijó, prefira a Sanhaçu. Eu gosto, mas não estou sozinho. A Cúpula da Cachaça colocou a Sanhaçu como a melhor Cachaça tratada no Freijó do país. Vai discutir? Não, melhor beber…

6 UM CURSO AJUDA ((E MUITO)) – Saber sobre Cachaça é muito simples, mas não é fácil. Quando começar a dar os primeiros goles, eu garanto, você vai se apaixonar e querer saber mais. É nesta hora que um bom profissional de mercado vai te transformar num profundo conhecedor. E você vai impressionar ainda mais os seus amigos. Isso aconteceu comigo e vai acontecer com você também!!!

UMA CAIPIRINHA MATADORA – Sabe aquela frase de escritório: “a caipirinha do Beto é espetacular”? Esqueça. O que você vai ler aqui vai te transformar no cara da caipirinha. A receita do terceiro drink (eu gosto tanto de caipirinha que nem me lembro mais quais são os outros dois) mais consumido no planeta é: limão, açúcar, gelo e Cachaça. Até aí tudo bem! Mas que tal variar no último item? Use uma Cachaça de alambique envelhecida em Jequitibá. Eu uso a Taverna de Minas. Sabe aquela frase no escritório? Vai continuar, só que o nome será o seu!!!