7 dicas para montar um negócio de Cachaça – ( veja uma história de sucesso )

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Uma história de sucesso no negócio de Cachaça…

Como empreender no mercado da Cachaça e ter um grande resultado? As receitas são muitas, mas nenhuma delas vai se realizar sem dois dos principais ingredientes: trabalho + paixão = sucesso.

As duas coisas parecem ter nascido com José Ribeiro Naves, que aos 11 anos de idade já vendia picolé nas ruas quentes da pequena Onça do Pitangui, a 110 km de Belo Horizonte.

A veia empreendedora levou Naves a Curitiba de onde trouxe a representação dos Vinhos Madalosso, nos idos da década de 80.

#Do vinho para a Cachaça

Foi exatamente trabalhando com vinho que o homem que já dava os primeiros passos como empresário. Naves enxergou no mercado a oportunidade de trabalhar com garrafas, ao descobrir a dificuldade que existia em recolher as garrafas. Começava então a ser contada a história de sucesso da Garrafaria Serra Negra.

Trabalhando em Minas Gerais, bastaram pouco tempo e veia comercial para que os mercados da Cachaça e da Cerveja começassem a ser atendidos pela empresa, que aquela altura já tinha seu galpão.

#Negócio de pai para filho

Hoje, mais de 35 anos depois, o que começou como um ato visionário tem 2 mil metros quadrados e funcionários que tem mais de 10 anos trabalhando na mesma empresa e seguindo a mesma filosofia de trabalho e crescimento.

E é exatamente com esta veia de crescimento que trabalha Lorenzo Naves, sucessor dos negócios da Garrafaria Serra Negra. Em sua planilha Lorenzo mostra a conquista da Garrafa modelo Uai 670 ml, líder do segmento de embalagem de Cachaça pelo produtor mineiro, chegando atingir 75% do market share do maior estado produtor de Cachaça de Alambique.

 

“Trata-se de uma garrafa que praticamente deu identidade à Cachaça mineira”, afirma Lorenzo, lembrando que a garrafa é produzida em parceria com Owens Illinois, gigante mundial no ramo de produção de embalagem de vidro.

O empresário lembra ainda que hoje a Garrafaria Serra Negra tem em seu portfólio mais de 800 clientes ativos em todo Brasil e trabalha para expandir os negócios nos estados do nordeste, sudeste e centro oeste do país.

#É possível crescer em meio a crise?

Mesmo com dados que mostram a crise econômica impactando diversos setores da economia, Lorenzo se orgulha de mostrar números que apontam crescimento de 12% ao ano.

 

Parte do sucesso vem de ações como a busca por novos mercados, como o das Cervejas artesanais em franco crescimento e no setor de embalagens alimentícias, que já representa 15% no faturamento da empresa.

Estacionar em um setor e viver apenas dele parece estar mesmo longe dos planos da Nos planos da Garrafaria Serra Negra e há projetos que com certeza vão surpreender e impactar positivamente o mercado de embalagens de vidro, mas isso já é assunto para uma nova conversa.

#Como empreender no mercado da Cachaça?

A esta altura,  você deve estar se fazendo esta pergunta e a história da Serra Negra é sem dúvida inspiradora, mas você que leu até aqui esperando nossas dicas de empreendimento, certamente não se arrependerá de ver ideias para investir no mercado da Cachaça.

Então vamos as dicas…

#1 – Comece com uma boa leitura

A pesquisa e o estudo são certamente as primeiras coisas a serem feitas com seriedade quando se quer iniciar um bom negócio. Recentemente lançamos o e-book Os Segredos da Cachaçao livro digital mais completo já escrito sobre o assunto. Adquira agora!

#2 – Encontre seu nicho

Você deve perder mais tempo identificando o seu setor de atuação do que executando o negócio em si, portanto, lembre-se que é muito mais difícil trocar o pneu de um carro com ele em movimento. Portanto, antes de botar o carro na estrada, saiba que caminho você vais seguir

#3 – Converse com produtores e empresários do seu nicho

O empreendedor é aquele que resolve problemas de um determinado setor e no mercado da Cachaça, claro, não é diferente. Observe que José Ribeiro Naves descobriu que o setor em que ele atuava possuía dificuldades em conseguir garrafas para envasar o vinho e surgiu então a ideia de recolher garrafas no mercado, resultando em uma das maiores empresas distribuidoras de garrafas do país.

#4 –  Coloque a paixão a frente do seu negócio

Um empreendedor precisa saber que em muitos momentos ele estará sozinho diante de sua ideia e para não naufragar ou entregar os pontos na primeira dificuldade que aparecer é preciso paixão pelo negócio. Se o elemento paixão não aparecer logo nas primeiras horas após a ideia de empreender em determinado nicho não aparecer, o risco do negócio afunda será muito maior.

#5 – Procure parceiros sérios no seu setor

Esta é uma outra ferramenta fundamental para qualquer negócio de sucesso, parceria. Observe que no caso de Navas, ele se associou à Owens Illinois, uma das maiores fabricantes de embalagens de vidros do planeta para produzir uma garrafa que é hoje um dos carros-chefes da empresa.

#6 – Se inspire em outros mercados de sucesso

O meio da Cachaça é um mercado como qualquer outro, tem dificuldades que quando vencidas vão se transformar em alegria, mas isso deve ser visto como um processo de longo prazo. Olhe para outros mercados e veja como eles estão resolvendo os problemas que aparecem. Isso certamente vai te inspirar no mercado da Cachaça, Naves começou resolvendo o problema do mercado de vinho e hoje a Serra Negra vive de apresentar soluções para o produtor de Cachaça.

#7 – Deixe seu legado

Paixão, trabalho, horas de solidão em busca de vitória no seu empreendimento tem que ter este sentido. Não são poucos os alambiques de Cachaça que em séculos de história passam de pai para filho, o que reforça a tese de que o legado a se deixar é um dos pontos mais fortes a serem considerados. No caso da Garrafaria Serra Negra, Lorenzo Naves sabe bem o que isso quer dizer.

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