Cachaça+Cerveja: os segredos da harmonização perfeita

Tempo de leitura: 2 minutos

Cerveja + Cachaça. Há muitas maneiras de se promover o encontro da Cachaça de alambique com a cerveja artesanal e amantes das duas bebidas tem mostrado cada vez mais que as duas não só cabem na mesma mesa, como podem dividir tranquilamente a atenção de seus apreciadores.

Mais do que isso. Podem ser consumidas juntas e este encontro resulta em experiências que levam muito tempo para serem esquecidas e sempre pedem uma segunda rodada.

 

Foto: acervo Mandacarú Restaurante e Cachaçaria

O Brasil no Copo mergulha hoje na explosão de sabores deste encontro especial entre entre as fermentadas e as destiladas. Antes de começar nossa jornada, é bom que você conheça bem o universo da Cachaça e as possibilidades de harmonização. Para isso disponibilizamos o Guia do Fantástico Universo da Cachaça – Baixe grátis e tenha um bom ponto de partida:

A grande oferta de rótulos de cervejas artesanais e as possibilidades sensoriais da Cachaça, muito por conta da enorme quantidade de madeiras para envelhecer Cachaça já levou produtores a experiências nunca antes pensada.

Recentemente produtores se juntaram para lançar uma edição especial da Cerveja Júpiter, elaborada com lúpulos especiais vindos dos Estados Unidos e descansada por 18 meses em barris de carvalho americano de primeiro uso da destilaria Santa Rufina, em Américo Brasiliense, no interior de São Paulo.

Os barris foram antes utilizados para envelhecer a Cachaça Sebastiana e a experiência resultou em duas mil garrafas de uma cerveja com notas de coco queimado e agradavelmente amadeirada.

#Aprenda a fazer a Caipibier

Outra forma ainda mais popular de juntar cerveja e Cachaça está nas mãos dos bartenders ou consumidores mais ousados que vez por outra nos surpreendem com uma mistura impensada antes de provarmos o resultado final. No vídeo abaixo mostramos a Caipibier, uma caipirinha que respeita o limão e convida uma Stout para a festa, garantia de uma belíssima experiencia sensorial.

#Como harmonizar Cachaça + Cerveja?

As variações são muitas e as possibilidades ainda mais. Há cervejas artesanais para combinar com Cachaças de madeiras mais intensas como as extra-premium em Carvalho americano de primeiro uso e há também as mais leves para harmonizar com Cachaças maturadas em madeiras neutras como Jequitibá e Amendoim do Campo. No vídeo abaixo, convidamos um apreciador especial para a experiência de juntar Cerveja e Cachaça maturadas em Carvalho de primeiro uso. Veja o resultado e tente fazer você também:

#Por onde Começar?

Harmonizar Cerveja + Cachaça é bem mais fácil do que parece. Mas como não há muitas informações disponíveis, resolvemos deixar aqui um guia para os primeiros goles. Veja e divirta-se!