[Vídeo] Veja as dicas simples e práticas para envelhecer a sua própria Cachaça

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Envelhecer a própria sua Cachaça em casa não é a coisa mais difícil do mundo. Alguns cuidados e algum conhecimento sobre Cachaça são os pontos de partida para se ter uma boa bebida que você mesmo vai maturar. Diferente de outros destilados, a Cachaça tem mais de 30 madeiras utilizadas para melhorar sua complexidade sensorial. Embora nem todas as madeiras estejam disponíveis, as que temos já são o suficiente para você ter a sua própria amarelinha. Para facilitar sua vida, listamos abaixo algumas dicas sobre o que fazer para ter uma Boa Cachaça e melhor, você mesmo será o dono desta incrível experiência etílica.

Escolha da madeira

envelhecer

Esta é uma das etapas mais importantes. A escolha da madeira vai determinar, por exemplo, por quanto tempo sua Cachaça ficará armazenada. Madeiras como Carvalho pode abrigar a Cachaça por um período mais longo. Se a escolha for uma amburana ou um jatobá, por exemplo, em alguns casos, guardar por mais tempo pode deixar sua bebida bem amarga. Para estas madeiras o recomendado é a guarda por seis meses.

Aprender sobre madeiras

Se você é um expert em madeiras, parabéns. Corra, compre seu barril e comece a sua experiência sensorial. Agora, caso você ainda não esteja no grupo dos especialistas, nossa dica é: estude sobre as madeiras. O projeto Educacional Fórmula da Cachaça, cria conteúdos constantes sobre como melhorar sua experiência sensorial.

Mas por que aprender sobre madeiras?

Imagine o seguinte quadro: você vai receber seus amigos, já aprendeu a preparar aquele prato que eles mais gostam. E se tivesse uma boa Cachaça para harmonizar com este prato? Seu jantar ou almoço, seriam especiais se você soubesse qual a Cachaça correta, a partir do envelhecimento em determinada madeira, poderia ser servida para eles. E seria ainda mais completa se o envelhecimento nesta madeira fosse feito por você mesmo. E acredite, ter sua própria Cachaça envelhecida é apenas uma questão de fazer as escolhas corretas.

Como escolher, comprar e conservar um barril?

Tanto da Cachaça, quanto do barril que será usado para maturar a sua bebida, dependem de atenção na hora da compra. Para tornar esta tarefa mais fácil e prazerosa do que adquirir uma Cachaça já pronta, resolvemos gravar um vídeo com dicas de como envelhecer a sua própria Cachaça. Veja atentamente até o fim e divirta-se

Como aprender a envelhecer sua própria Cachaça em casa?

Esta é uma pergunta que sempre nos fazem pelas redes sociais, por e-mail ou até mesmo em nossos encontros presenciais com pessoas interessadas em descobrir as maravilhas do fantástico universo da Cachaça. No curso Escola da Cachaça, criamos o passo a passo para que você possa ter a sua própria bebida envelhecida com as mesmas notas sensoriais das Cachaças mais famosas do país. Alguns alunos, inclusive já fizeram esta experiência e nos relatam como foi. É o caso de Ricardo Ramalho, da cidade de Bananeira, na Paraíba, um dos alunos do Escola da Cachaça. Nós provamos o resultado da experiência dele. Veja e aprenda:

Aprenda você também

Quer saber mais sobre o Fantástico universo da Cachaça? Então corra para a Escola da Cachaça. É tudo 100% online!