Como fazer a caipirinha perfeita com Cachaça armazenada em madeiras

Tempo de leitura: 4 minutos

caipora

Como fazer a caipirinha perfeita?

E que tal descobrir os segredos para se fazer a caipirinha perfeita?

Em busca de resposta listamos aqui sugestões de madeiras, que junto com o limão, vão melhorar ainda mais a sua caipirinha.

Você vai aprender a usar madeiras neutras, como Amendoim do Campo, por exemplo.

Vai saber também que o terceiro drink mais consumido no planeta pode ser feito com madeiras que não transferem tanta cor para a Cachaça, mas deixam um leve sabor amadeirado, como o Freijó e o Jequitibá branco, ou um blend de Jequitibá Rosa, com Cachaça branca, como as que usamos nas sugestões abaixo.

Separamos algumas Cachaças e fizemos caipirinhas com elas! Vamos aos resultados.

 

Com blend de branca e jequitibá rosa

caipirinha

Um belíssimo blend com a madeira Jequitibá Rosa com a Cachaça branca, feita em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, com a assessoria técnica do mestre Leandro Marelli. A Tellura descansa por quatro meses em Tonel de Jequitibá Rosa antes de ser misturada à Cachaça Branca e resultar num blend extremamente equilibrado e ao mesmo tempo com as notas herbais e a baixa acidez que uma boa maturação pode proporcionar. Na caipirinha, o cítrico do limão se encontra com a mistura e resulta numa interessante explosão de sabores. Se te pedirem um bis, não se incomode, apenas faça!!!

Com blend de branca e amendoim do campo

imgres

 

Se a sua busca for por uma caipirinha leve, agradável, com uma Cachaça capaz de se casar perfeitamente com o limão e o açúcar, esta é a sua Cachaça. A Sapucaia Cristal é um blend de Cachaça armazenada em Amendoim do Campo com a Cachaça branca. Alexandre Bertin que é produtor e master blend da Sapucaia, acertou a mão. A Cristal tem um retrogosto persistente de cana-de-açúcar, como deve ser. Este retrogosto é transferido para a Caipirinha, tornando seu drink uma experiência sensorial bem agradável. Prove e me conte.

Cachaça sem sair de sua casa???

9eef0a7ce9ea8321622d5128f582108a

Com uma madeira bem nordestina

caipirinha

Eu já achava demais a untuosidade e o corpo da Sanhaçú Freijó antes mesmo dela ser escolhida como a melhor Cachaça do país nesta madeira por meus amigos especialistas da Cúpula da Cachaça, com quem concordo em número, gênero e grau alcoólico. Se você busca uma caipirinha amadeirada (isso mesmo, amadeirada), esta é a sua Cachaça. O Freijó, embora não transfira cor para a Cachaça, consegue deixar na bebida notas que lembram a Castanha-do-Pará e no retrogosto, vem notas de raízes. Com o limão e com o açúcar (bote menos açúcar para sentir bem a madeira), o resultado é que batizamos aqui de festa sensorial.

Com Cachaça armazenada em amendoim do campo

caipirinha

Você vai receber amigos para uma Feijoada e está pensando em uma Cachaça um pouco mais alcoólica para fazer a sua Caipirinha. Mas quer uma Cachaça tão picante. Quer um meio termo. Ok. Vá na Engenho São Luiz, de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A São Luiz prata é armazenada em tonéis de amendoim do campo, sem blend. Com 42% de volume alcoólico, ela se enquadra na categoria de Cachaça de médio corpo. A madeira tira a acidez da Cachaça e arredonda a branquinha. Com limão, açúcar, gelo e feijoada, seu sábado com amigos estará garantido.

Com ouro 23 quilates

caipirinha

O toque de ouro por si só, na finalização da Caipirinha já seria o bastante para seu assunto com amigos começar e não terminar nunca mais. A Middas, produzida em Dracena, no interior de São Paulo é a única Cachaça do Brasil que proporciona ao apreciador a experiência de ingerir o ouro comestível, que vem num sachê preso à boca da garrafa. Trata-se de um blend de Cachaça Branca com a branquinha armazenada em tonéis de amendoim do campo. Desconte o ouro (se puder, é claro) e pense no sensorial. Para nós do Brasil no Copo foi a Caipirinha que mais combinou com a balada…Faça o teste e conte pra gente!!!

E a receita definitiva?

Bom, se depois das dicas, você já está com a faca entre os dentes e pronto para cortar seu limão, calma! Veja antes este vídeo, onde mostramos a receita definitiva da Caipirinha. Você está prestes a aprender a fazer em sua casa, do seu jeito, o terceiro drink mais consumido no planeta. Seus amigos vão agradecer…Divirta-se!!!

Mais sobre Cachaça? Baixe grátis nosso Guia 

13ae415d3fda123c13caa4af55526c4b