Como fazer licor de limão com cachaça em 3 minutos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Licor de Cachaça: Você é do tipo que prefere comprar um licor ou ter a sua própria receita de licor? Os licores importados são melhores que os licores nacionais?

Qual seria a sua escolha entre um licor artesanal e uma bebida industrializada? Como fazer um bom licor de Cachaça?

Mas além do licor, você também pode fazer o seu próprio destilado no conforto de sua casa!

São muitas perguntas que recebemos sobre o assunto e hoje resolvemos mergulhar no maravilhoso mundo do licor e a primeira coisa a falar sobre isso é exatamente a definição de “o que é um licor?”, de acordo com a legislação brasileira.

#O que diz a lei? 

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  “Licor é a bebida com graduação alcoólica de 15% a 54% em volume, a 20 graus Celsius, com um percentual de açúcar superior a trinta gramas por litro, elaborada com uma parte alcoólica e com uma parte não-alcoólica de origem vegetal ou animal.”

Ainda de acordo com o MAPA há uma série de normas que definem e dão características específicas a uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo. Você sabia, por exemplo, que poderá ser denominado de licor de ouro se contiver lâminas de ouro puro?

#Licor pelo mundo: veja curiosidades

Ainda no campo da curiosidade, em qualquer lugar do planeta é possível encontrar um bom licor, mas no Brasil, em particular, por conta da complexidade da Cachaça, quando usada como base, a tendência é ter uma bebida ainda melhor.

Relatos históricos mostram que a bebida teria nascido na idade média, como remédio a base de álcool e raízes, evoluindo para os saborosos licores que temos nos dias atuais.

Licor de Merda: uma chacota que virou sucesso internacional.

Os registros apontam a Catalunha como origem, mas foi em Portugal que uma sátira política deu início à produção de um dos licores de nome mais curiosos. Em 1974 Portugal passava por um período político tenso, marcado pela luta entre a direita e a esquerda.

Feito à base de leite , também contem baunilha, Cacau, Canela, Açúcar e Citrinos, de acordo com historiadores, o “Licor de Merda” ganhou este nome em homenagem a algumas autoridades que governavam Portugal na época.

A bebida virou um sucesso de vendas e em 2004 uma empresa portuguesa resolveu patentear a marca e hoje, pela internet é possível comprar o licor por preços que variam de 11 a 15 Euros.

 

#É possível fazer em casa e nós temos a receita!

Você não achou que iria chegar até aqui sem ganhar nada em troca, né? rsrs
Vamos começar pelo deliciosíssimo Limoncello. Faça o seu!
Ingredientes:

04 limões sicilianos
01 litros de Cachaça de Alambique (Prata/Branca)
300 gramas de açúcar

Modo de fazer

#1– Lave bem os limões e corte somente as cascas.
casca licor limão cachaça#2 – Num pote grande que você pode tampar (pote hermético) coloque a cachaça, as cascas dos limões e o açúcar. Deixe o pote em um local seco e protegido da luz, durante 15 dias, e neste período balance a mistura duas vezes ao dia.
colocar no pote#3 – Ao final dos 15 dias, coe a mistura.
coando licor de cachaça#4 – Mantenha o licor de limão siciliano com cachaça na geladeira ou congelador e divirta-se!
licor Limoncello com cachaça

Dica: para não cristalizar, coloque duas colheres de sopa de glicose de milho (tipo karo)

Tem alguma sugestão de licor? Comente com a gente!

2 Comentários


    1. Legal Anísio. Não esqueça de comentar o resultado com a gente!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *