9 dicas para degustar Cachaça como se você fosse um sommelier

Tempo de leitura: 6 minutos

Sim, exatamente isso. Estamos numa época em que degustar Cachaça é uma das ofertas que mais se fazem em lojas especializadas ou diante de prateleiras dos supermercados, dos menores aos mais vistosos. O período de compras e de caçar ofertas está oficialmente aberta. Mas como degustar Cachaça sem passar vergonha ou, sem ser visto como um idiota? Em minha jornada pelo universo da Cachaça tenho visto de tudo. Desde degustações em locais mais simples aos mais sofisticados. Infelizmente o que mais vejo são consumidores que, muitas vezes por não terem passado por boas experiências com a Cachaça, acabam cometendo bizarrices. Nos e-mails que recebemos, sempre nos perguntam qual a melhor forma de degustar uma Cachaça. E isso nos incentivou a escrever este post.

As nove dicas de ouro para degustar Cachaça como um mestre!

As aberrações surgem dos dois lados. Do que oferece e do que aceita. Muitos consumidores querem aproveitar a distribuição grátis para beber como se não houvesse amanhã. Por outro lado, muitos produtores perdem a chance de, ao abrir uma garrafa, oferecer uma boa experiência ao seu consumidor. Por isso, preparamos aqui uma lista com nove coisas que você deve fazer numa degustação a fim de não parecer um idiota. Vamos a elas:

1 – Aprecie com calma

É muito comum, principalmente em épocas onde as vendas estão mais aquecidas, uma maior  oferta de degustação Cachaça. Como se comportar? Como reagir diante de tanta oferta? Resolvemos escrever este Post para que você possa degustar na loja, fazer sua melhor escolha e uma vez em casa, apreciar como se fosse um sommelier. Mas atenção, nome já diz: degustação. Não precisa encher a cara, um pouquinho só já basta.

2 – Jamais beba como um ogro

Beba como um lorde, um espadachim. Tenha elegância ao escolher uma Cachaça. Antes de provar converse com os produtores ou promotores daquela Cachaça. Converse também com pessoas que já provaram, veja o que elas acharam da Cachaça. Há sempre um especialista na roda de provadores, atente ao que ele está dizendo. Se você estiver dando seus primeiros goles, estas opiniões serão de grande valia para suas próximas investidas. Veja neste vídeo os quatro passos simples para se apreciar uma boa Cachaça:

3 – Aprenda a identificar madeiras

Todo rótulo deve trazer a madeira. Se não trouxer, uma dica, pergunte ao produtor porque ele não colocou lá. Mais do que um zelo, colocar a madeira utilizada para envelhecer a Cachaça é uma norma. Logo, não ter o nome grafado pode denotar uma falta de cuidado com a Cachaça, ou necessidade de mascarar a bebida. Você pode pular este estande e guardar seu paladar para uma Cachaça que tem todas as informações no rótulo como deve ser. Veja aqui como aprender a identificar algumas das madeiras mais comuns para envelhecer Cachaça.

4 – Aprenda a identificar rótulos

Quantas vezes você quis saber de onde vem aquela Cachaça, se ela é a melhor Cachaça para você degustar em casa e apresentar aos seus amigos? Saiba que é possível aprender muito usando informações que estão, ou que deveriam estar no rótulo de sua Cachaça. Para saber como identificar estas informações, deixamos aqui uma dica. Um post que fizemos para te ajudar a degustar Cachaça como se fosse um sommelier. 

5 – Saiba de onde vem as Cachaças

Saber de onde vem as Cachaças é um exercício que você também pode fazer antes de iniciar uma boa degustação. Cada região tem suas características peculiares. Cachaças de Paraty, por exemplo, podem possuir algumas diferenças sensoriais em relação às produzidas no Rio Grande do Sul. Há alguns lugares, como Salinas, onde o tradicionalismo na produção da Cachaça, como o uso de fermentação natural impera entre os produtores. E isso pode realmente fazer diferença. Teste as Cachaças por suas origens. Anote as diferenças sensoriais encontradas em umas e outras. Com o tempo, fazendo bem este exercício, seu paladar estará bem apurado.

6 – Converse com o produtor

Conversar com o produtor é fundamental, mas claro, é preciso saber o que perguntar a ele. No Guia da Cachaça, que produzimos e distribuímos gratuitamente, você tem praticamente um manual de primeiros socorros para sobreviver a uma boa sessão de degustação. Baixe, leia e divirta-se.

7 – Respeite o produtor

Lembre-se, você está diante de alguém que deixou todos os seus afazeres (que não são poucos) para atendê-lo. E que ele se dispôs da ceder gratuitamente aquela Cachaça que ele produziu seguindo todos os padrões de qualidade. Então, ouça-o. Converse com ele! Elogie não a Cachaça, mas a postura dele. Se for elogiar a Cachaça, faça com sinceridade e com propriedade. Mostre a ele que você sabe degustar. Que você conhece, ou que gostaria de conhecer mais. Baseado no que você já leu até aqui, diga a ele o que poderia ser melhorado no rótulo, claro, sempre com muita discrição e cavalheirismo.

8  – Beba mais água do que Cachaça

Lembre-se que você está apreciando uma bebida destilada que vai de 38% a 48% de volume alcoólico. A não ser que você seja um super-homem, o que não deve ser o caso, logo logo o exagero nas doses vai “conversar” com você e acredite. Não será uma conversa para se ter boas lembranças no futuro. Como nosso desejo é que você faça o papel de um mestre na arte de apreciar Cachaça, vai uma dica: menos Cachaça e mais água. A água vai hidratar o seu cérebro e ajudar no funcionamento de órgãos como rim e fígado. Eles vão agradecer no dia seguinte.

9 – Veja aonde buscar informações

Se você chegou até este tópico, parabéns. Você á está muito pronto para dar os primeiros goles como um verdadeiro mestre. Mas ainda faltam alguns detalhes. No projeto Escola da Cachaça damos dicas diária de como você pode melhorar os seus conhecimentos sobre Cachaça. Curta nossa página e entre para a Fantástica comunidade da Cachaça. Outro importante canal de informação é o nosso canal no Youtube. Assine agora e comece a receber dicas gratuitas para se tornar um sommelier. Espero encontrar você na próxima Exposição de Cachaça! Um brinde!!!