EI CACHAÇA BRANCA…VOCÊ COMBINA COM O QUE???

Tempo de leitura: 2 minutos

Caipirinha com cachaça branca de alambique: a melhor!!!

Para quem respondeu caipirinha, é também! Mas a cachaça branca tem mais uma gama de possibilidades. Se juntarmos a criatividade da cozinha brasileira, suas particularidades e seus sabores, poderíamos ficar horas aqui viajando na tabelinha de harmonização. Por falar nisso, Jairo Martins, o grande cachacista brasileiro, professor que criou o conceito “Cachaço-gastronomia” tem as definições sobre harmonização de cachaça branca com os pratos ideais. Jairo criou também vários cursos de sommelier de cachaça para escolas conceituadas, entre elas, algumas da rede Senac.

Cachaça em Freijó e Ostra: bom para a beira da praia

E é exatamente recorrendo ao guru da mesa com comida e cachaça, que escrevo este post. O mestre explica que uma boa harmonização pode ser feita por semelhança, contraste, equilíbrio e afinidades consagradas (caso clássico da caipirinha antes da Feijoada). quando se pensa em montar um prato que terá a cachaça como companhia, é preciso antes de tudo conhecer uma tabela fundamental: o corpo da cachaça. Sim, corpo! Cachaça pode ser leve (entre 39% e 40%), média (entre 42% e 44%) Ou encorpada, com a graduação lá em cima, 47% ou 48%. Casos assim, verifiquei recentemente na Século XVIII, de meu amigo Nando Chaves, lá de Coronel Xavier.

Feijoada e caipirinha: casamento perfeito

Então vamos às possibilidades: Na beira da praia, ou num quiosque (limpo, por favor), uma boa sugestão de entrada seria uma bela bandeja de ostras. Mas o que combinar com o molusco? Neste caso tente uma cachaça leve. Servirá também para Caldinhos (leves) e Canapés! Se a entrada for uma salada mais temperada, frutos do mar ou uma sopa, uma branca média resolve. Pode ser até amadeirada. Sim, há muitas brancas amadeiradas que não mudam de cor (jequitibá, amendoim, freijó) Dependendo da madeira escolhida, a experiência sensorial terá um ganho ainda maior. Minha dica: prove e faça você mesmo sua tabelinha! E, finalmente, para harmonizar com as mais encorpadas, peixes, um risoto bem condimentado ou uma massa com um molho um pouco mais carregado, vai bem!

Caldinho: vai bem com uma branca leve – FOTO: www.milanina.co.br

Bom, estas são apenas sugestões! Claro que cada paladar vai reagir de um jeito! O que temos neste post é apenas um ponto de partida. Se você, ao ler, ficou com aquela vontade de embarcar na experiência sugerida, não se engane, é ela! Close your eyes and be happy whit cachaça, of course!!!