pesquisa ibope: consumidor de cachaça bebe em casa com amigos!

Tempo de leitura: 2 minutos

pesquisa

Uma pesquisa feita pelo PeopleScope, divulgada pelo Ibope DTM, unidade do Ibope Inteligência e do SPC Brasil, acaba de criar um índice que colegas jornalistas correram para batizar de “Índice da Cachaça”. E o que diz o estudo? Diz, mostrando uma série de números, que as vendas de Cachaça aumentaram por conta da crise. Segundo a análise do estudo, há uma forte tendência de aumento na venda de Cachaça quando há uma crise um pouco mais acentuada. Os números revelaram que em dezembro de 2015, O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) acumulava queda de 11,8% e as vendas de garrafas de Cachaça chegaram ao seu maior nível.

Em casa é mais barato

A pesquisa divulgada amplamente pela mídia especializada relaciona a a derrocada econômica como principal fator de compra de Cachaça. Mas há um dado que pode mudar a forma de ler a pesquisa, pelo menos para a mídia especializada em Cachaça, na qual se inclui este blog. Lá pelas tantas, Bernardo Canedo, presidente Executivo do Ibope DTM afirma que “as pessoas trocaram o lazer externo pelo interno”. Já Roque Pellizzaro, presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), afirma que o aperto financeiro nos últimos anos no país obrigou o brasileiro a ajustar seus gastos, mas alguns itens quase sempre observam um aumento no ticket médio, ajustado pela inflação do período”. Traduzindo as duas frases: o consumidor está gastando menos nos bares e restaurantes e mais em casa com os amigos.

9eef0a7ce9ea8321622d5128f582108a

Efeito lei Seca

Um outro dado capaz de reforçar a tese de que Cachaça também pode ser um bom atrativo para receber amigos em casa, também utiliza caneta. Mas esta, para emissão de multas. Não é de hoje que se nota um certo rigor na fiscalização de trânsito em blitze para se fazer cumprir a chamada lei seca. E todo adulto responsável sabe o que acontece quando se é flagrado ao dirigir sob efeito do álcool. Boa parte da sociedade já se conscientizou de que dirigir após beber é o mesmo que viver a bordo de uma roleta russa! Salve a Cachaça, mas aprecie com moderação e responsabilidade!!!

Saideira

Como um dos criadores do Projeto Educacional Fórmula da Cachaça (o outro é o empresário Leandro Dias, criador da Cachaça Middas), posso afirmar que a cada dia mais e mais consumidores se interessam em aprender sobre nossa Cachaça e a compartilhar conhecimentos entre amigos. Este interesse é outro fator de crescimento que, sem dúvida, merece uma pesquisa mais detalhada e um olhar mais atento! Um brinde!!!

13ae415d3fda123c13caa4af55526c4b