Segredo revelado: aprenda a fazer drinks com café e cachaça

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

cafe

Fazer drink com Café e Cachaça sempre foi um desafio para bartenders e mixologistas. Poucos conhecem os segredos de coquetelaria envolvendo Café e Cachaça. Neste post nosso desafio é mostrar que sim, as duas iguarias combinam e quando se juntam o resultado podem ser drinks de tirar o fôlego. No copo Cachaça envelhecida. Na colher, café solúvel. Vamos utilizar o  Graníssimo Gourmet, novidade do Café Pelé. A empresa acaba de lançar um produto de acidez equilibrada, capaz de proporcionar ao consumidor um café considerado prático, perfeito para o dia a dia. A embalagem tem o desenho especial da Owens Illinois, a maior fabricante de embalagens de vidro do planeta.

Cachaça sem sair de sua casa???

9eef0a7ce9ea8321622d5128f582108a

Mas e a Cachaça, onde entra nesta história?

cafe

O Brasil no Copo foi ouvir um dos maiores especialistas da atualidade no encontro do Café com a Cachaça. Christopher Carijó é dono de um currículo de dar inveja a qualquer um que se diga barista. E melhor, circula pelo meio da Cachaça. Membro da Confraria Paulista da Cachaça, Carijó sempre que tem a chance empresta seu talento à carta de drink de algum bar descolado, ou não.

O que diz o especialista?

Café

“Café e cachaça são dois produtos conhecidos por levantar a bandeira do Brasil por onde passam. Mas este não é o único ponto em comum entre as duas bebidas. Os dois carregam possibilidades infinitas de sabor, aroma, cor, concentração e processo. Talvez por isso seja tão legal misturar os dois em um drink. A Cachaça com sua variedade de madeiras, ou não, atinge nuances de sabor, como se cada madeira falasse uma língua e o café é muito parecido em seus métodos de preparos”.

O segredo está na madeira?

café

Do mesmo jeito que uma mesma Cachaça em madeiras diferentes, vai nos proporcionar resultados diferentes, um café pode ser explorado de diversas formas, para termos resultados distintos. Se você conhece um pouco de madeira de Cachaça e um pouco de técnicas de extração de café, já tem meio caminho andado para grandes resultados”, afirma o especialista. Christopher Carijó afirma ainda que há poucas referências no mercado sobre drinks com Café e Cachaça. E nos presenteia com uma receita autoral. Anote e faça!

Caip Espresso

Ingredientes

3 lascas de gengibre

2 cafés expressos

2 limões sicilianos

2 colheres (chá) de açúcar

1 dose de Cachaça

6 pedras de gelo

Modo de fazer

Coloque as lascas de gengibre numa xícara grande e despeje os dois cafés. Num outro copo, macere os limões cortados em cubos, misturados ao açúcar. Coloque o gelo, o café com o gengibre, a dose de Cachaça, misture e sirva.

Quem é e o que faz Christopher Carijó?

cris

Christopher é um barista que se apaixonou pela Cachaça. Se define assim: um barista Cachaceiro. Neste momento está de malas prontas para desembarcar no Café Antiquário, que será inaugurado em 11 de setembro, na Praça Roosevelt, bem no centro de São Paulo. Vai juntar o melhor do Café e da Cachaça, com muito aprendizado e claro, um bom papo para quem quiser chegar. Eu quero!

Qual a Cachaça certa para se fazer um drink com café?

Tudo vai depender do Café a ser utilizado. eu prefiro sempre usar Cachaças mais encorpadas. No vídeo abaixo, vamos mostrar uma receita para ser feita com café solúvel (foi assim que nossa conversa começou) e a Cachaça Middas Reserva, envelhecida por três anos em barris de Carvalho francês de primeiro uso, os mesmos utilizados para maturar os melhores conhaques do planeta. Faça e divirta-se!!!

Mais sobre Cachaça? Baixe grátis o nosso guia definitivo

13ae415d3fda123c13caa4af55526c4b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *